Quem sou

Rafael_SMTR_02aPERFIL

 

Rafael Picciani, 30 anos, é deputado estadual pelo PMDB-RJ e reassumiu em 2017 seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), após servir nos últimos três anos à Prefeitura do Rio na gestão do prefeito Eduardo Paes. Ex-secretário Executivo de Coordenação de Governo, Rafael também ocupou o cargo de secretário municipal de Transportes (SMTR; 2014-2016). À frente da pasta, coordenou a execução de projetos responsáveis por um grande ciclo de investimentos na capital fluminense, como a implantação do primeiro sistema BRT (Bus Rapid Transit) e do primeiro VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos).

Ainda na SMTR, Rafael foi responsável pela elaboração e execução do Plano de Mobilidade Olímpica, desenvolvido para os Jogos Rio 2016, e do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), construído com a participação popular para orientar os investimentos públicos em infraestruturas de transportes da cidade até 2025.

Com experiência em projetos de infraestrutura urbana, Rafael Picciani foi secretário estadual de Habitação (2011-2013), quando coordenou a implementação de programa como Minha Casa Minha Vida – com a entrega de mais de seis mil moradias a famílias de baixa renda e em estado de vulnerabilidade social -, e Nossa Terra (regularização fundiária), que regularizou mais 100 mil imóveis em comunidades como Rocinha, Vidigal e Complexo do Alemão, na capital fluminense.

Conquistou seu primeiro mandato em 2010, com 96.034 votos, sendo à época o oitavo mais votado do parlamento e o terceiro de seu partido. Em apenas nove meses do primeiro mandato, teve 10 leis sancionadas, dentre elas, a que cria o programa estadual de vacinação contra o HPV, principal vírus causador do câncer de colo de útero. O modelo foi replicado pelo governo federal, o que colocou o Rio na posição de vanguarda no enfrentamento da doença. Em 2011, Rafael presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), período em que também coordenou a CPI da Carteira de Estudantes. Em 2014 foi reeleito para o segundo mandato, com 63.073 votos.

É filho do presidente da Alerj e PMBD-RJ, Jorge Picciani e de Márcia Picciani. Tem três irmãos: Leonardo (Ministro dos Esportes/ deputado federal), Felipe (zootecnista) e o pequeno Arthur. Carioca, Rafael declara-se apaixonado pelo Rio, onde torce fervorosamente pelo Botafogo.

 

Rafael faz um balanço das ações em sua despedida da Habitação


Rafael Picciani - Vídeos

Vídeos

Rafael Picciani - Fotos

Fotos

Rafael Picciani - Áudios

Áudios

Rafael Picciani - Impressos

Artigos

Rafael Picciani - Na Mídia

Na Mídia

Rafael Picciani - Newsletter

Newsletter

/rafaelpicciani

/rafaelpicciani