Alerj homenageia professor Isaac Plachta com a Medalha Tiradentes

interna_medalha04O deputado estadual Rafael Picciani homenageou nesta terça-feira (24), o químico, professor e empresário carioca Issac Pachta com a Medalha Tiradentes, maior honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Da infância humilde como filho de imigrantes poloneses que desembarcaram no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial a um dos mais influentes professores de Engenharia Química do país, Plachta é ainda um empreendedor com atuação das mais expoentes no estado.

- O tempo passa, as realizações ficam. A medalha Tiradentes é o reconhecimento de toda nossa sociedade àqueles que fazem do Rio de Janeiro um lugar mais justo, mais humano e mais amável com toda a sociedade. Tivemos o nome do senhor Isaac aprovado por unanimidade pelo conjunto de deputados desta Casa, e acho que isso reafirma o quão justa e merecida ela é, como de fato é uma trajetória que faz diferença – afirmou o deputado Rafael Picciani

Brasileiro, casado, pai de três filhos, avô de seis netos e um bisneto, Issac Plachta formou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de onde se encaminhou diretamente para o mercado de trabalho, mas também onde ficou para atuar como professor. A carreira profissional teve início, simultaneamente, na Refinaria de Manguinhos e nas salas de aula da própria UFRJ, quando passou a integrar o corpo docente da Escola de Química.

Desde então suas qualidades pessoais e profissionais obtiveram cada vez mais destaque. Ainda professor, foi paraninfo, patrono e recebeu até homenagem especial, quando seu nome batizou o espaço de pesquisa construído em 2008 na Escola de Química da UFRJ.

Ao longo de sua trajetória profissional, ocupou sucessivamente cargos de prestígio e responsabilidade, chegando à diretoria de empresas importantes como a Petroquisa (subsidiária da Petrobras S/A), Grupo Ultra, Prosint, Nitriflex e Petroflex, dentro muitas outras. Também ocupou os cargos mais altos em conselhos administrativos de empresas como Copene, Alcoolquímica, Polibrasil, Carboderivados e ITQ (Indústrias Químicas Taubaté).

Por sua trajetória pessoal e profissional foi reconhecido em diversas homenagens como a Medalha do Mérito Industrial, concedida pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, e o Diploma ao Mérito da Escola de Química da UFRJ.

- Sou um apaixonado pela Química. Encontrei na Química a razão de nossas vidas. Agradeço pela indicação do meu nome para receber a mais alta comenda do estado, sinto-me honrado e agradecido por fazer parte dessa galeria. Essa homenagem, no entanto, não representa o esforço de uma trajetória. Muitas pessoas contribuíram para que eu superasse as dificuldades encontradas nessa trajetória. Por isso, gostaria de agradecer a Deus por tudo o que ele concedeu; agradecer à família, amigos, professores e mestres – declarou Plachta, após receber a medalha.

Atualmente, Isaac Plachta é sócio da empresa IPF Química Empreendimentos e Participações, cujo objetivo é realizar empreendimentos no setor químico. Concilia as atividades de sua empresa com a atuação em diversas entidades ligadas ao setor químico. É presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Químicos para Fins Industriais do Estado do Rio de Janeiro; presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan; vice-presidente do Centro Industrial do Rio de janeiro; integrante do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Industria Química e do Conselho Consultivo da Escola de Química da UFRJ.

interna_medalha03

Rafael faz um balanço das ações em sua despedida da Habitação


Rafael Picciani - Vídeos

Vídeos

Rafael Picciani - Fotos

Fotos

Rafael Picciani - Áudios

Áudios

Rafael Picciani - Impressos

Artigos

Rafael Picciani - Na Mídia

Na Mídia

Rafael Picciani - Newsletter

Newsletter



/rafaelpicciani

/rafaelpicciani