Floresta dos Atletas começa a tomar forma no Parque Radical

14370051_1876902142533810_5024217957919541056_nA Floresta dos Atletas, no Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste da cidade, começou a ganhar vida nesta quarta-feira (21/09), data em que se comemora o Dia da Árvore no Brasil. Atletas, alunos da rede municipal de ensino e autoridades participaram do plantio das 207 primeiras mudas, de quatro espécies de árvores (jequitibá, ipê, grumixama e pau-brasil), que, no solo, formaram o símbolo da árvore no mundo, idêntico ao que foi projetado no estádio do Maracanã, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em agosto.

O número de mudas plantadas corresponde às delegações presentes no evento esportivo. A partir do próximo ano, o local receberá as 12 mil mudas, de mais de 200 espécies, que foram germinadas pelos atletas durante a cerimônia e estão sendo cultivadas em um horto localizado na cidade de Silva Jardim, no interior do estado. Como essas mudas ainda não atingiram os 50 cm necessários para plantio, o evento desta quarta-feira foi simbólico.

Dirigida pelos cineastas Fernando Meirelles, Andrucha Waddington e Daniela Thomas, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos incluiu mensagens sobre questões ambientais como a emissão de gás carbônico, o aquecimento global e o aumento do nível do mar, além da leitura do poema “A flor e a náusea”, de Carlos Drummond de Andrade, pela atriz Fernanda Montenegro. O ponto alto da festa foi a formação dos arcos olímpicos – tradicionalmente apresentados nas cores amarelo, vermelho, azul, verde e preto – feita com plantas.

- A cerimônia foi muito centrada nos cuidados com o planeta, na questão do aquecimento global. Quando pensamos a entrada dos atletas no estádio, surgiu a ideia de promovermos a plantação das sementes. Mas precisávamos de um lugar para a plantação das mudas depois disso e a prefeitura autorizou que fosse aqui. A ideia virou realidade – falou o cineasta Fernando Meireles, um dos diretores da cerimônia, acompanhado de Abel Gomes, Andrucha Waddington e Daniella Thomas, também responsáveis pela festa de abertura.

 

Atletas plantam mudas

Já os atletas que não tiveram a oportunidade de participar da cerimônia de abertura, por conta do calendário de competições, mas conseguiram plantar uma muda em Deodoro, disseram-se orgulhosos por fazer parte de um momento histórico para a cidade, como é o caso da representante da Ginástica Artística Jade Barbosa, que se emocionou durante o plantio das mudas.

14446071_1876902072533817_8099432027622172102_nO Parque Radical fica na Avenida Marechal Alencastro, em Ricardo de Albuquerque, e funciona de sexta-feira a domingo, das 9h às 17h. E tambpem nos feriados. A entrada é gratuita e os menores de 12 anos só podem entrar se estiverem acompanhados de seus responsáveis. Além disso, todos devem portar documentos de identificação.

O espaço oferece áreas de descanso, chuveiros, piso antiderrapante e antitérmico, boias, espreguiçadeiras, mesas, cadeiras, ombrelones e banheiros químicos. A estrutura inclui área para divertimento de crianças, pontos de venda de bebidas e lanches (por ambulantes cadastrados na Secretaria Municipal de Ordem Pública), bebedouros e estacionamento gratuito.

O parque também oferece serviços de guarda-vida em toda a extensão do lago, segurança privada e da Guarda Municipal, com o apoio da Polícia Militar, e UTI Móvel. A limpeza é de responsabilidade da Comlurb.

Além das opções de recreação, o local abriga uma Clínica da Família, beneficiando 24 mil pessoas. Futuramente, a área também terá uma Nave do Conhecimento.

Rafael faz um balanço das ações em sua despedida da Habitação


Rafael Picciani - Vídeos

Vídeos

Rafael Picciani - Fotos

Fotos

Rafael Picciani - Áudios

Áudios

Rafael Picciani - Impressos

Artigos

Rafael Picciani - Na Mídia

Na Mídia

Rafael Picciani - Newsletter

Newsletter



/rafaelpicciani

/rafaelpicciani