Modificações viárias começam a ser implantadas na cidade para os Jogos

O Rio de Janeiro já está na reta final de preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016. Para que o sistema viário da cidade no período das competições funcione de forma eficiente, a Prefeitura do Rio está programando uma série medidas para garantir condições adequadas de fluidez tanto para o deslocamento dos participantes das competições quanto para o funcionamento do trânsito em geral. A partir do dia 18 de julho, começam a vigorar as novas regras que ampliam as restrições à circulação de caminhões na cidade e também as limitações de acesso à Ilha do Fundão. Além dessas, após o dia 25, a Linha Amarela terá adequações nos acessos e mudanças na via para o período olímpico.

Após estudo, restrições a caminhões foi ampliada

As regras de limitação de caminhões serão ampliadas. Os principais pontos de restrição serão a Avenida Brasil, a Linha Amarela, a Linha Vermelha e outros dois polígonos – um compreendendo áreas da Zona Norte e Oeste e outros a região do Centro e da Zona Sul. As áreas de restrições foram definidas pela Prefeitura do Rio após estudos do impacto que os caminhões causam ao trânsito e também após reuniões com representantes dos setores envolvidos nas operações de transporte de carga na cidade, como transportadoras, operadores logísticos e comerciantes. As mudanças buscaram conciliar as necessidades dos eventos olímpicos com o menor impacto possível nas operações de carga rotineiras da cidade.

Ponte do Saber e acesso à Ilha do Fundão serão fechados parcialmente

A Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, terá papel importante na circulação olímpica. Para adequar a tráfego viário para o período olímpico, a partir do dia 18 de julho, não será permitido trânsito de passagem durante o período da tarde. A circulação dentro da Cidade Universitária, pelo Acesso 3, ficará restrita aos veículos que terão como destino a própria Ilha do Fundão – estudantes, trabalhadores e moradores locais -, além da família olímpica.

6260286

 

O Acesso 3 – a partir da Linha Amarela e da Linha Vermelha – nos dias uteis entre 15h e 21h, ficará para o uso exclusivo da Família Olímpica e do público com destino para a Ilha do Fundão, sem a permissão de trânsito de passagem. O monitoramento será realizado por meio de equipamentos de fiscalização eletrônica instalados nos pontos de acessos/saídas. Os aparelhos serão programados para identificar veículos que descumprirem as proibições.

Além disso, a Ponte do Saber será fechada nos dias uteis entre 6h e 15h. A divulgação das modificações será realizada por meio de sinalização especifica, como placas, faixas e pinturas, além de 14 Painéis de Mensagens Variáveis.

Linha Amarela terá adequações no trânsito para o período olímpico

Uma das principais vias de circulação da cidade, a Linha Amarela também será um importante via de acesso durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, fazendo a conexão entre importantes locais, como o Parque Olímpico, o Engenhão, a Vila Olímpica, Avenida Brasil e o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Para facilitar a circulação da família olímpica, serão implantadas duas faixas olímpicas, uma em cada sentido, para priorizar o deslocamento dos atletas e organizadores para os locais de competição e aumentar a confiabilidade dos tempos de viagem previstos.

6260282

Para isso, a partir do dia 25 de julho até o dia 22 de agosto, de segunda a sexta-feira, serão implantadas algumas medidas para adequar a Linha Amarela ao cenário olímpico. A principal dela será o cancelamento da reversível que atualmente funciona no horário da manhã.

Alguns acessos serão fechados: 1A (Estrada do Pau-Ferro), 2 (Méier), 3 (Engenho de Dentro), 4 e 4A (Av. Dom Helder Câmara), todos no sentido Fundão, de segunda a sexta-feira das 06h às 10h. O acesso 8 (Rua Leopoldo Bulhões), sentido Barra, será fechado de segunda a sexta-feira das 15h às 21h. A operação de fechamento do acesso 8, sentido Fundão, que atualmente já é realizada pela manhã será mantida.

Rafael faz um balanço das ações em sua despedida da Habitação


Rafael Picciani - Vídeos

Vídeos

Rafael Picciani - Fotos

Fotos

Rafael Picciani - Áudios

Áudios

Rafael Picciani - Impressos

Artigos

Rafael Picciani - Na Mídia

Na Mídia

Rafael Picciani - Newsletter

Newsletter



/rafaelpicciani

/rafaelpicciani