Operações especiais preparam a cidade para os Jogos Rio 2016

Alterações no trânsito, necessárias para o período dos Jogos Olímpicos, vão mudar a rotina dos moradores do Rio nos próximos dias. Para minimizar o impacto nos deslocamentos pela cidade, a recomendação é que cariocas e visitantes deem interna_coletiva_29_07_16preferência ao uso do transporte público.  Neste fim de semana, o último antes da abertura da Rio 2016,  haverá dois simulados importantes: neste sábado (30/07), atletas do Ciclismo de Estrada percorrem o circuito com apoio de batedores e, neste domingo (31/07), o treinamento da chegada de público ao Estádio do Maracanã, que reunirá entre 30 e 40 mil pessoas no evento-teste para a cerimônia de início dos Jogos, que acontecerá em 05/08.
— Tudo que é necessário para o deslocamento do público e dos atletas está planejado. Por precaução, há planos de contingência para solucionar eventuais problemas e contratempos, porém o entusiasmo do carioca e a confraternização estão garantidos, haja vista a empolgação das pessoas pela cidade. Todas as operações e treinamentos são importantes para reduzir o impacto do evento na rotina dos moradores — disse Rafael Picciani.

A interdição de vias no entorno do Maracanã para a cerimônia de abertura será ampliada a pedido das Forças de Segurança. Na semana que vem, a Tocha Olímpica chega ao Rio. De quarta (03/08) a sexta-feira (05/08), ela vai percorrer diversos bairros, para que os cariocas de todas as regiões tenham oportunidade de ver de perto o maior símbolo dos Jogos Rio 2016. A passagem também vai gerar impacto no tráfego de veícAulos e a CET-Rio montou esquema especial para estes momentos, com pontos de bloqueio, rotas alternativas, abertura de acessos para pedestres, logística operacional, entre outros.destacada_coletiva_29_07_2016

As partidas de futebol no Estádio Olímpico, o Engenhão, começam na quarta-feira (03/08), dois dias antes da cerimônia de abertura, e a operação no entorno do estádio será iniciada às 18h desta terça (02/08), com a implantação das áreas em que haverá proibição de estacionamento. Os bloqueios e as proibições vão impactar diretamente os moradores, já que os acessos às residências serão modificados e o tráfego de veículos interrompido. A Prefeitura do Rio solicita que todos os moradores apresentem a credencial fixada no vidro para-brisa dianteiro.

— Embora a cidade esteja habituada a grandes eventos, como carnaval, réveillon e Rock’n Rio, pela primeira vez haverá uma série de interdições simultâneas em pontos diferentes da cidade, por isso é importante lembrar as pessoas que prefiram se descolar por meio de transporte público — destacou o diretor de operações da CET-Rio, Joaquim Dinis.

IMG-20160729-WA0047Na sexta-feira (05/08), data de abertura oficial dos Jogos Rio 2016 e feriado municipal, será montada a maior operação logística no entorno do Maracanã para a cerimônia de abertura.  O esquema contará com 650 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal para realizar bloqueio e vias, proibição de estacionamento, rotas alternativas e acesso especial de pedestres.  As mudanças vão afetar os bairros de Vila Isabel, Tijuca, Praça da Bandeira, Maracanã, São Cristóvão, Mangueira, Estácio e Rio Comprido.  O fechamento no entorno do estádio começará no primeiro de sexta-feira, porém o bloqueio total ocorrerá a partir das 12h.

Cerca de 100 atletas devem participar, neste sábado (30/07), do simulado de Ciclismo de Estrada  em reconhecimento ao percurso da prova, que ocorrerá nos dias 6 e 7 agosto. Eles vão percorrer o trajeto acompanhado por batedores, exceto na orla do Leblon, Ipanema e Copacabana.  Para garantir a segurança dos competidores, a Serra da Grota Funda e a Serra do Grumari serão bloqueadas para o tráfego entre 7h e 9h. O acesso à Vista Chinesa estará proibido entre 10h e 12h.  A expectativa é que os atletas percorram duas vezes os circuitos.

O comboio deverá passar pelas seguintes vias: Estrada do Pontal; Avenida do Estado da Guanabara; Estrada do Grumari; Estrada Roberto Burle Marx; Avenida das Américas; Serra da Grota Funda; Estrada do Pontal; Avenida Lúcio Costa; Avenida do Pepê; Rua Sargento João de Farias; Avenida Ministro Ivan Lins; Ponte Velha; Estrada da Barra da Tijuca; Estrada do Joá; Estrada das Canoas; Estrada da Gávea Pequena; Estrada da Vista Chinesa; Rua Pacheco Leão; Rua Jardim Botânico; Avenida Rodrigo Otário; Rua Marquês de São Vicente; Rua Rubens Berardo; Avenida Padre Leonel Franca; Avenida Visconde de Albuquerque; e Avenida Niemeyer.

A partir das 14h deste domingo (31/07), será executada uma operação especial no entorno do Maracanã para o evento da cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016. As ações especiais incluem pontos de bloqueio, rotas alternatias, acessos de pedestres, logísitca operacional, entre outros. A operação contará com 280 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal. Serão empregados também 20 veículos operacionais e 35 motocicletas para monitoramento de toda a região e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Serão utilizados 35 painéis de mensagens variáveis (fixos e móveis), que informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobreas condições de tráfego. Além disso, dez reboques da CET-Rio serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.

O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar toda a área do evento para permitir que técnicos da CET-Rio façam os ajustes na programação dos sinais de trânsito, com objetivo de garantir a fluidez e adaptação às novas condições após a implantação dos bloqueios. Quem precisar circular pela região do Maracanã durante o período deve dar preferência ao transporte público. As estações de trem de São Cristóvão e o metrô de São Cristóvão e São Francisco Xavier são indicadas para o embarque e desembarque. Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.

Das 14h às 23h, a circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias: Rua Professor Eurico Rabelo; Rua Visconde de Itamarati (entre São Francisco Xavier e Eurico Rabelo); Rua Artur Menezes (entre São Francisco Xavier e Professor Eurico Rabelo); Avenida Maracanã (entre o Viaduto Oduvaldo Cozzi e Rua São Francisco Xavier, ambos os sentidos); Viaduto Oduvaldo Cozzi; Rua Mata Machado; Rua General Herculano Gomes; Rua Visconde de Niterói (sentido Centro); e Rua Bartolomeu Gusmão.

Como rotas alternativas, os motoristas devem seguir pela Visconde de Niterói, Viaduto da Mangueira e São Francisco Xavier para seguir de São Cristóvão para a Tijuca. Da Avenida Presidente Vargas em direção a São Cristóvão, os motoristas devem acessar a Rua Ceará, na Praça da Bandeira, a Rua São Cristóvão, Avenida Pedro II e Avenida Rotary Internacional. A CET-Rio recomenda que os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pela região, procurando rotas alternativas no horário das interdições, especialmente na Rua Visconde de Niterói para quem segue em direção ao Centro e a Rua Mariz e Barros para acessar a Tijuca. Por razão de segurança, os pedestres só devem fazer a travessia nos locais com sinais de trânsito ou indicados com sinalização específica.

Neste domingo (31/07) começa a implantação das faixas olímpicas dedicadas (verdes) nas principais vias da cidade. O sistema consite na sinalização de uma faixa de tráfego dedicada à Família Olímpica (veículos credenciados pelo Comitê Organizador Rio 2016) e se estenderá até o dia 22 de agosto.  O início da operação suspende a área de lazer do Aterro do Flamengo até 21 de agosto. O objetivo é facilitar o deslocamento dos competidores entre a Vila dos Atletas e as instalações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicios Rio 2016.

faixasExistem três categorias de faixas olímpicas.  As faixas dedicadas somam 164 quilômetros de vias sinalizadas com uma faixa verde contínua ou tracejada e a marca Rio 2016. As faixas prioritárias são pintadas em azul. Com 36 quilômetros de extensão, as faixas compartilhadas permitem o tráfego de qualquer veículo, mas os motoristas devem dar preferência ao fluxo da Família Olímpica. São sinalizadas apenas com a marca Rio 2016.

Também neste domingo (31/07) entram em funcionamento as faixas prioritárias na Avenida Niemeyer, Ilha do Fundão, Vieira Souto e Delfim Moreira. A Niemeyer será via exclusiva para o uso da Família Olímpica; ônibus; Serviço de Transporte Público Urbano Local (STPL); e veículos que se destinem ao Vidigal, aos hotéis e aos condomínios.  Não haverá nenhum bloqueio físico na avenida, porém se o veículo utilizar a via paenas como passagem será multado pelos equipamentos de fiscalização eletrõnica, conforme a sinalização.  Os veículos estão sujeitos a multa no valor de R$ 1,5 mil em caso de descumprimento das regras.  A fiscalização do uso indevido das faixas será feita por equipamentos eletrônicos e por agentes da Guarda Municipal. A Transolímpica já opera, desde 11 de julho, como faixa exclusiva para o deslocamento da Família Olímpica. As informações detalhadas com a descrição de todas as vias que contam com faixas estão disponíveis no site Cidade Olímpica neste link.

O estacionamento estará proibido, deste sábado (31/07) até 21 de agosto, em toda a extensão das ruas Guilhermina, Bento Gonçalves, Benício de Abreu, General Clarindo, DOna Eugência, Henrique Scheid, Piauí, José Bonifácio e Sales Guimarães. Além disso, o estacionamento estará proibido nos seguintes trechos:  Rua José dos Reis (entre a Bento Gonçalves e Goiás); Rua Getúlio (entre Arquias Cordeiro e Cirne Maia); Rua Arquias Cordeiro (entre Goiás e Piauí); Rua Honório (entre José Bonifácio e Piauí); e Rua Goiás (entre Guilhermina e Arquias Cordeiro).  A Rua das Oficinas, entre a ruas José dos Reis e Dr.Padilha, e a Rua Dr. Padilha, entre as ruas Arquias Cordeiro e das Oficinas, ficam proibidas para estacioamento até o dia 18 de agosto.

 

Tocha Olímpica

As operações especiais, que contemplam pontos de bloqueio, rotas alternativas, acesso de pedestres, atividades logísticas, entre outras, acontecerão no período da manhã, nos Centro e nos bairros da Saúde e Gamboa. Toda operação na quarta (03/08), quinta (04/08) e sexta (05/08) contará com 485 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal. Serão empregados 25 veículos operacionais e 40 motocicletas para monitoramento de toda a região e rápido deslocamento em caso de necessidade. Os painés de mensagens variáveis (fixos e móveis) informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e condições do tráfego.  Além disso, 45 reboques da CET-Rio serão posicionados nos arredores das áreas afetadas para desobstruição das vias em caso de acidente ou quebra de veículo. O COR vai monitorar toda a área do evento, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos sinais de trânsito com objeito de garantir a fluidez nas proximidades dos locais de passagem da tocha.

 

Estádio Olímpico

A primeira partida de futebol olímpico no Engenhão será na quarta-feira (03/08), às 13h. Para se criar o perímetro de segurança, várias ruas serão interditadas e somente veiculos autorizados relacionados ao vento e devidamente identificados poderão circular nas áreas bloqueadas.  A operação contará com controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal, além de 15 painés de mensagens variáveis (fixos e móveis) informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e condições do tráfego já a partir desta segunda-feira (01/08). Diversas linhas de ônibus terão seus itinerários alterados entre os dias 3 e 21 de agosto (a lista completa está no site do Rio Media Center).

Para os jogos de futebol no Estádio Olímpico há interdições previstas quarta-feira (03/08), quinta-feira (04/08), sábado (06/08) e domingo (07/08), das 10h às 1h do dia seguinte, em toda a extensão das ruas Afonso Ferreira, Benício de Abreu, Coronel Cunha Leal, Dona Eugência, Doutor Padilha, General Clarindo, Gentil Araújo, Guineza, Luís Silva, Sales Guimarães e Rua das Oficinas. Além disso, nos trechos: Rua Bento Gonçalves (entre Guilhermina e José dos Reis); Rua Comendador João Carneiro de Almeida (entre Piauí e Sales Guimarães); Rua Henrique Scheid (entre José dos Reis e das Oficinas); e Rua José dos Reis (entre Henrique Scheid e Arquias Cordeiro). Das 12h à 1h do dia seguinte: Rua Goiás (entre Guilhermina e Arquias Cordeiro); Rua Arquias Cordeiro (entre Goiás e Piauí); Rua Dona Teresa; Rua Teixeira Bastos; e Rua Junqueira Freire.

Rafael faz um balanço das ações em sua despedida da Habitação


Rafael Picciani - Vídeos

Vídeos

Rafael Picciani - Fotos

Fotos

Rafael Picciani - Áudios

Áudios

Rafael Picciani - Impressos

Artigos

Rafael Picciani - Na Mídia

Na Mídia

Rafael Picciani - Newsletter

Newsletter



/rafaelpicciani

/rafaelpicciani