VLT realiza 15 viagens no primeiro dia útil de funcionamento

No primeiro dia útil de funcionamento do VLT Carioca, na segunda-feira (6), foram realizadas 15 viagens, com tempo médio de 23 minutos por sentido. O trecho em funcionamento nesta primeira fase vai do Aeroporto Santos Dumont até a Parada dos Museus, na Praça Mauá. O horário de funcionamento é de 12h às 15h. Ainda no primeiro dia útil de operação foram distribuídos 25 mil panfletos aos usuários com orientações sobre o funcionamento do VLT.

VLT09 O VLT Carioca foi inaugurado no domingo (5) pelo prefeito Eduardo Paes. Rápido, sustentável e moderno, com rede de 28 Km, o Veículo Leve sobre Trilhos vai integrar todos os meios de transporte do Centro e da Região Portuária – barcas, metrô, trem, ônibus, rodoviária, aeroporto Santos Dumont, Teleférico da Providência, terminal de cruzeiros marítimos e, futuramente, o BRT Transbrasil.

A primeira etapa de operação do VLT, inaugurada neste domingo, vai da Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont, com 18 Km em trilhos, 17 paradas e uma estação. Na primeira fase, o veículo vai transportar passageiros em apenas oito paradas – Parada dos Museus, São Bento, Candelária, Sete de Setembro, Carioca, Cinelândia, Antônio Carlos e Santos Dumont – nos dois sentidos, somente de segunda a sexta-feira, das 12h às 15h. A cada semana o horário será estendido.

A previsão é de que todo o primeiro trecho do sistema entre em operação comercial no dia 1º de julho, com funcionamento 24h por dia e sistema de cobrança ativo. Neste primeiro mês, a tarifa será gratuita, mas agentes da concessionária irão acompanhar o dia a dia da operação para tirar dúvidas dos passageiros sobre o pagamento da passagem, trajetos e demais procedimentos do novo modal. A ligação entre a Central do Brasil e a Praça XV entra em operação no segundo semestre. A partir de 2017, será a vez do trecho que funcionará na Avenida Marechal Floriano.

O avanço da operação em ciclos tem como objetivo fazer com que a população se acostume ao movimento de circulação dos bondes. A prioridade é garantir segurança plena aos futuros passageiros e melhor convívio entre pedestres, veículos e VLT.

- Esse novo veículo é uma novidade que passará a fazer parte da vida e do dia a dia dos cariocas. Nos preocupamos agora com a segurança dos pedestres e o respeito dos motoristas aos cruzamentos. O pedestre precisa estar atento porque o trem é silencioso e os motoristas devem respeitar e preservar os cruzamentos, principalmente, da Avenida Presidente Vargas com a entrada da Rio Branco – destacou o secretário executivo de Coordenação de Governo, Rafael Picciani.

Rafael faz um balanço das ações em sua despedida da Habitação


Rafael Picciani - Vídeos

Vídeos

Rafael Picciani - Fotos

Fotos

Rafael Picciani - Áudios

Áudios

Rafael Picciani - Impressos

Artigos

Rafael Picciani - Na Mídia

Na Mídia

Rafael Picciani - Newsletter

Newsletter



/rafaelpicciani

/rafaelpicciani