Na Secretaria

Rafael Picciani foi secretário estadual de Habitação de novembro de 2011 a abril de 2014. Nesse período, finalizou todos as ações que estavam em andamento e conduziu o maior programa de regularização fundiária do Rio, garantindo a casa de papel passado mais mais de 100 mil famílias.

Rafael sucedeu na Habitação o irmão Leonardo Picciani, deputado federal, que ocupou o cargo de 2009 a 2011. O que Leonardo iniciou, Rafael concluiu. São mais de 6.200 casas e apartamentos populares (mais de três mil pelo Programa Minha Casa Minha Vida) entregues a famílias desabrigadas pelas chuvas, famílias que viviam em áreas de risco ou insalubres, em grande estado de vulnerabilidade social.

Também assegurou a continuidade do programa de recuperação de conjuntos habitacionais, que levou mais segurança e qualidade de vida para mais de 120 conjuntos há décadas sem qualquer tipo de manutenção predial. São mais de 320 mil pessoas atendidas com obras de recuperação estrutural, instalação de rede coletora de esgoto, de revestimentos, de telhados, impermeabilização das caixas d’águas e cisternas, além da construção ou reformas de áreas coletivas, como quadras poliesportivas.

banner-numeros_interno

Com Rafael, obras de infraestutura corrigiram erros do passado e permitiram a milhares de famílias viverem em bairros com calçadas, drenagem, terraplenagem, pavimentação e até mesmo a primeira estação de tratamento de esgoto.

Na área rural, todos os 26 assentamentos instalados em áreas do estado foram regularizados. E as famílias de pequenos agricultores que vivem nessas áreas hoje contam com programa de apoio à produção, que cede equipamentos e máquinas agrícolas com o objetivo de fixar o homem no campo com geração de renda e qualidade de vida.

Foi na gestão de Rafael que pela primeira vez no País famílias quilombolas conseguiram a documentação de suas terras regularizadas e com o RGI (Registro Geral de Imóveis) – o Quilombo Preto Forro, em Cabo Frio.

Também como gestor, realizou o primeiro concurso público da história do Iterj (Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro), responsável por todo o programa de regularização fundiária, que legaliza moradias construídas em mais de 900 comunidades, como Rocinha, Vidigal e Complexo do Alemão.

 

Rafael faz um balanço das ações em sua despedida da Habitação


Rafael Picciani - Vídeos

Vídeos

Rafael Picciani - Fotos

Fotos

Rafael Picciani - Áudios

Áudios

Rafael Picciani - Impressos

Artigos

Rafael Picciani - Na Mídia

Na Mídia

Rafael Picciani - Newsletter

Newsletter

/rafaelpicciani

/rafaelpicciani